Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

COMO EVITAR AS DOENÇAS MAIS COMUNS DO INVERNO

12-11-2016

Atitudes simples e facilmente adequadas ao seu dia a dia podem prevenir os desconfortos típicos da estação


 

 

 O clima de Inverno e as mudanças bruscas de temperatura colaboram para que enfermidades como gripes, constipações, amidalites e dores de ouvido se espalhem rapidamente. Porém, para algumas pessoas, além destes vilões, é preciso enfrentar outras manifestações que se agravam durante esta estação.

 

 É o caso da asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite. Segundo o médico pneumologista Mauro Gomes, a hipersensibilidade do organismo a algumas substâncias desencadeia reações alérgicas como, por exemplo, os intermináveis espirros e coceira na região nasal. A poeira, ácaros, fungos, pêlos de animais, e o fumo do cigarro são alguns dos agentes irritantes mais comuns.

 

 

 

 

Boa alimentação - Normalmente as pessoas durante inverno tendem a comer comidas mais gordurosas para se aquecerem, e esquecem-se das frutas e vegetais. Tente ingerir de 5-7 porções de vegetais durante o dia, pois eles contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imunitário. Dê especial atenção  à vitamina C, encontrada em laranjas e frutas cítricas, e ao zinco, presente em mariscos, carnes e cereais.

 

 

Aqueça bem a garganta - Para isso, chás e bebidas quentes são a melhor indicação. O uso de cachecóis também é indicado. Estes hábitos, além de prevenirem as dores de garganta, podem ajudar a combater outras doenças, como as constipações e amigdalites.

 

 

Evite usar sapatos fechados e meias durante todo o dia - Manter os pés sem ventilação propicia o crescimento de fungos que causam micose. Quando possível, prefira usar chinelos para arejar os pés. Isso evita o pé de atleta e micoses nas unhas.

 

 

 

 

Evite tomar banhos muito quentes - Além de secar a pele, o vapor quente acumula na pele, favorece o crescimento de fungos e o surgimento da micose. Além disso, invés de usar roupas fechadas sintéticas, opte por usar roupas de algodão que absorvam a humidade. Esta prática ajuda a prevenir a pitiríase versicolor (também conhecida como micose de praia ou pano branco).

 

 

Evite ficar em ambientes fechados - Como dito anteriormente, a transmissão de vírus e bactérias é favorecida. Evite também fumar ou estar perto de fumadores, pois isso irrita as mucosas e vias nasais. Esta prática evita o aparecimento de meningites e doenças respiratórias.

 

 

Pratique exercício físico com regularidade - Atividades aeróbicas como nadar, correr ou simplesmente andar ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório e aumentam a capacidade dos pulmões. Algumas atividades são excelentes para combater a bronquite e outras doenças respiratórias.

 

 

Use soro fisiológico para humidificar as narinas - Ele também tem a importante função de lavar o nariz e as vias respiratórias. Essa medida ajuda a prevenir otite, sinusite e outras doenças das vias aéreas.


voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.